13 MAR 2018
Roda de Conversa discute questões de Empoderamento Feminino

Realizou-se ontem, 12 de março, por volta das 19h no piso superior da Câmara Municipal de Aparecida, uma roda de conversa. Atividade essa que contou com a presença ilustre de mulheres reconhecidas por seus trabalhos prestados e também símbolos de luta e garra para exercício de suas profissões.

O intuito do evento foi agregar mais valor à conquista da "mulher", de estar inserida no mercado de trabalho depois de muito lutarem para conquistar seu lugar de respeito e acima de tudo, de direito. Na noite de ontem, quem se fez presente pode entender e também participar de questões sobre o tão chamado: "Empoderamento Feminino", mas o que seria esse termo?

Não é de hoje que as mulheres sofrem preconceito para conseguir opinar e participar de atividades sociais, de sentirem-se iguais perante o direito de trabalho, igualdade de gênero, de garantir sua segurança. Isso é o Empoderamento Feminino. O direito e o dever se "ser" alguém na sociedade.

Rita Aparecida dos Reis, secretária de Educação, Esporte e Cultura do município, esteve presente na roda de conversa e levou belas frases e uma apresentação impecável sobre a mulher na sociedade, além de outras convidadas presentes que também deixaram suas falas e ideais sobre o assunto. Rita citou uma filósofa, escritora e feminista francesa em sua apresentação, Simone de Beauvoir, feminista esta que viveu lutando pela causa das mulheres. Em uma de suas frases que define exatamente o que ela pensava, é:

"Uma mulher deve ser livre para fazer o que bem entender de sua vida. Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja nossa própria substância".

A autora expressa acima, que a essência feminina precisa ser livre, assim como qualquer ser humano, e que a felicidade é como uma consequência, quando se vive a arte de viver bem, de ser quem cada um é ou almeja ser. A professora ainda faz uma comparação entre, Felicidade e Liberdade, relacionando ao pensamento de Simone de Beauvoir.

A noite de segunda-feira foi mais que especial, contou com diversas opiniões, muitos aplausos e tamanha sabedoria, levando uma consciência crítica do assunto, mas também aguçando os ouvidos dos presentes sobre a importância relevante da devida discussão. Em meio às mulheres que abraçaram o convite de estarem na Casa de Leis da cidade, Marcelo Marcondes, o Presidente da Câmara, pode estar ao lado dessas fortes personalidades, afinal o que seria o universo masculino sem as beldades e companhias das mulheres em nosso dia a dia, no trabalho, em casa e na vida, também pode desfrutar dessa conversa sobre o universo feminino, mas que não apenas se restringe as mulheres, mas a todas as pessoas. Além da participação da vereadora, Maria Aparecida Nascimento Castro, que não deixou de prestigiar esse dia marcante.

Um momento saudoso e diferente, que cada evento consegue trazer e nutrir bons conselhos e muitas informações a aqueles que acompanham as atividades da Câmara de Aparecida. Assim, encerrou-se mais uma noite.

Ana Paula - Advogada
Ana Paula - Conselho Tutelar