22 FEV 2018
Câmara de Aparecida reúne autoridades para abordar tema da Campanha da Fraternidade 2018

O dia 21 de fevereiro na Câmara Municipal de Aparecida foi marcado pela presença de inúmeras personalidades convidadas para compor o Dia Municipal de Abertura da Campanha da Fraternidade. Uma Sessão Especial que trouxe como tema central da Campanha da Fraternidade 2018, "Fraternidade e Superação da Violência". Atentando também que a Campanha da fraternidade desse ano é ecumênica, ou seja, universal, não se restringindo apenas a religião católica, mas a todas as religiões de forma respeitosa e transparente.

O evento que aconteceu nessa quarta-feira, 21 de fevereiro, trouxe uma abordagem de grande relevância para o meio social, uma vez que evidenciou uma problemática: a Violência. Seja ela qual for à violência está presente em nossa sociedade desde muito tempo, suas formas foram evoluindo, e ganhou uma proporção inimaginável.

A abertura da campanha foi dada com a exposição de propostas e objetivos a cerca do tema, para isso as autoridades presentes foram convidadas a dar a primeira palavra, após a formalização com o Hino Nacional. O Arcebispo Dom Orlando Brandes esteve presente e engrandeceu essa noite de quarta-feira, partilhando seus conhecimentos e defendendo seus pensamentos sobre a questão, além da participação do Presidente da Câmara Municipal, Marcelo Marcondes, que abraçou a proposta abrindo as portas da Casa de Leis de Aparecida para expansão dessa problemática, por conseguinte aconteceu uma representação teatral do grupo Arte Camarim, retratando a luta do bem contra o mal (a Violência). O grupo teatral do Município representou com uma encenação impactante do quão é difícil vencer uma violência, mas que tudo é possível de ser enfrentado quando há compreensão e empatia ao próximo.

O Coordenador Arquidiocesano de Aparecida, Luiz Fernando Miguel deu continuidade a apresentação da Campanha da Fraternidade, levando a visão da dimensão desse problema e a importância de seu conhecimento, além da fala de Felipe Augusto Fernandes da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Benedito.

Uma noite mais que especial, e com a formação de uma mesa redonda foi possível debater ideias e também a abertura para a participação popular dos presentes no evento. Na composição da mesa redonda estavam a Professora e Secretária de Educação, Esporte e Cultura , Rita Aparecida Reis; A Presidente do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança), Josiane Arneiro De Almeida Pedroso; O Pároco da Pároquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São benedito, Pe. Sebastião Fernandes Daniel e o Pastor da Igreja Cristã da Família, Pastor Benedito Campos de Oliveira. Juntos discutiram sobre de que maneira as diferentes entidades públicas e/ou privadas poderiam contribuir com a superação da violência.

Por fim, a Sessão Especial foi encerrada, com os aplausos saudosos pela troca de conhecimentos e pela sabedoria de cada um dos que contribuíram para a disseminação da mensagem sobre o tema: Fraternidade e Superação da Violência, seguido de um café para a receptividade dos convidados.

Arcebispo - Dom Orlando Brandes
Comandantes da PM - Doriedson Galvão
Pastor - Ten. Oliveira
Delegado de Policia de Civil - Adilson